4 de janeiro de 2012

Relação Bebês & Mamães

Olá,
Separamos este texto do site Abril | Bebê que fala da relação das Mães com seus Bebês pelos sentidos.

Esperamos que gostem!!!


Quando um bebê nasce, sua vida fica um pouco confusa. Nos primeiros meses, ele ainda se sente como parte da mãe. Será a partir do desenvolvimento dos sentidos - o ouvir, o sentir, o olhar, o cheirar e o saborear - que o pequeno formará, pouco a pouco, seu repertório sobre o mundo. A mãe desempenha um papel fundamental nessa história. É por meio da relação com ela que o bebê tem as primeiras oportunidades de desenvolver seus sentidos e de criar um glossário particular sobre a vida fora do útero. E nesse processo silencioso de aprendizado o vínculo entre mãe e filho se fortalece a cada dia.

Quando se fala em estímulo de sentidos, muita gente logo pensa em brinquedos ultra-sofisticados, em CDs com canções criadas para forjar superbebês. Na verdade, é mais simples do que isso. "O importante é que haja uma relação de troca, de interação. É comum eu receber crianças com dificuldade de fala no consultório sem que os pais saibam o motivo. Quando começo a investigar descubro que ela passa a maior parte do dia com a babá, que deixa o bebê na frente da TV por horas seguidas. Embora o aparelho 'fale' o tempo todo, ele não estabelece uma interação", relata Paulo Breinis, neuropediatra do Hospital São Luiz.

Simples assim

É muito importante cultivar relações de troca com seu filho. Falar com o bebê durante as brincadeiras e cantar para ele ao niná-lo são maneiras singelas de aguçar a audição e, ao mesmo tempo, de criar laços fortes entre vocês (quem já tem crianças crescidas sabe o quanto elas gostam de relembrar com a mãe das cantigas que ouviam na hora de dormir). Aproximar-se do rosto do bebê e deixar que ele sinta os contornos da sua face com as mãozinhas é uma maneira gostosa de receber um carinho e de ajudá-lo a perceber, com o tato e com os olhinhos, texturas e formas totalmente novas. Ele vai notar o quanto o seu cabelo é diferente da pele e vai se divertir apertando a ponta do seu nariz. Vai ficar intrigado com o piscar dos seus olhos, o abrir e fechar da sua boca… Imagine quantos minutos valiosos para vocês dois não dá para passar nessa rica exploração facial!

Mais momentos seus

O banho é outro momento que promove uma importante troca entre mãe e filho, ao mesmo tempo em que vários sentidos do pequeno são estimulados: ele sente a água morninha tocando seu corpo, percebe o toque da mãe em sua pele e reconhece o perfume suave do sabonete. Quando sai da banheira, sente frio e chora, mas logo o tecido suave da roupinha aquece seu corpo novamente. Depois vem a hora mais aguardada: a mamada. Novamente, o bebê vive um novo festival de sensações: o calor do corpo da mãe, o som do seu coração batendo, o sabor do leite. De vez em quando ele olha pra cima, fita a mãe nos olhos, larga o peito e dá um sorrisinho de plena satisfação.

Com o passar dos meses, quando novos alimentos são introduzidos na dieta do pequeno, seu repertório de sensações vai crescendo mais e mais. Conhecer uma nova fruta não é importante só do ponto de vista nutricional: é um sabor novo e uma textura nova que entram no universo do pequeno. Quem gosta de fazer pão em casa pode aproveitar ao máximo a experiência: o cheiro invade todos os cômodos, estimulando o olfato. Depois de sovar a massa, você pode pegar um pouquinho dela e brincar de modelagem com o bebê. Ele vai adorar sentir aquela coisa molenga entre os dedinhos e vai até querer experimentá-la!

O importante é curtir cada momento e ter em mente que a cada troca, a cada brincadeira, a cada carinho, vocês estão conhecendo cada vez mais sobre o outro e sobre si mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário